ATENÇÃO: A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Não descuidemos dela! Clique aqui para conhecer mais sobre a modalidade de atendimento online.

PERGUNTAS FREQUENTES

A proposta da RedPsi é que todas as pessoas encontrem o(a) profissional que satisfaça completamente a sua busca e que os profissionais possam se divulgar.

¨Queremos brindar para as pessoas um espaço que lhes proteja de entrar em páginas que ofereçam serviço online sem dar garantias para quem está do outro lado; ou em sites que por um papel informalmente escrito emitem diagnósticos, rotulando as pessoas pelo seu sintoma, e tornando invisível a sua singularidade. Como se um mesmo sintoma em diferentes pessoas tivessem uma mesma causa. Na nossa visão, não há diagnósticos nem remédios universais”-Lic. Santiago Siberman -Fundador da RedPsi (Entrevista na Revista El Planeta Urbano - Março 2017)

Se você é profissional

Qual é a proposta da RedPsi?

Somos um grupo de profissionais da saúde mental que depois de verificar a grande demanda de profissionais da saúde mental na internet, propôs-se gerar uma ferramenta que permita captar e recanalizar essa demanda ao consultório.

O objetivo é construir uma rede de profissionais com multiplicidade de localizações, especializações,idades, etc. que garanta que cada paciente potencial encontre o profissional que procura e, portanto, cada profissional a possibilidade de ser encontrado.

Há uma grande diferença entre estar e em como se está na Internet. Por esta razão oferecemos uma difusão permanente que permite a todos os membros que constituem a rede a inserir- se no mercado.

Como faço parte da rede?

Se você é profissional ou uma instituição da saúde mental pode ser parte da rede. Para isto crie seu usuário aqui. Seus dados serão verificados a fim de constatar sua autenticidade e posteriormente chegará um correio eletrônico para finalizar o registro do usuário.

Como fazer para aparecer como profissional certificado?

No momento de cadastrar-se ou quando já estiver cadastrado. Ingresse a edição do seu perfil, tem uma opção para anexar fotos ou escanear o registro profissional a fim de constatar a coincidência com os dados inseridos no perfil. Esta documentação é interna, no perfil do profissional só se verá a legenda que diz que você está certificado por nós.

Como modifico/atualizo meus dados?

Quando você se cadastrar na RedPsi não cria um aviso publicitário, é uma conta. Por esta razão sempre poderá modificar/atualizar os dados inseridos. Só tem que fazer clique em ingresso onde solicita-se o nome do usuário (e-mail) e a senha. Caso não lembre a senha tem a opção de redefini-la.

Como funciona a derivação dos pacientes?

A RedPsi não faz o intermédio entre o contatante e o profissional, a fim de não interferir no vínculo terapêutico. O contato é realizado diretamente pelo solicitante ao profissional através do botão Contacta no perfil do profissional.

Como é o sistema de contato?

Queremos que a RedPsi seja uma ferramenta para que o profissional se sinta confortável, utilizando-a segundo sua modalidade de trabalho (ética profissional). O sistema de contato do paciente ao profissional está pensado para não interferir no vínculo paciente-profissional. O profissional, dependendo do caso e/ou da sua modalidade de trabalho, terá a possibilidade de, após o recebimento do e-mail, fazer contato imediatamente com o solicitante ou aguardar um novo contato deste pelo telefone

Para conseguir a neutralidade da ferramenta no vínculo terapêutico, quando uma pessoa (potencial demandante do tratamento o instituição/empresa) deseja contatar-se com um profissional da Red, no perfil do profissional deverá clicar no botão Contatar, que mostrará o formulário de registro solicitado: Nome, e-mail, telefone e mensagem (o último é opcional).

Uma vez completado o formulário de registro, será enviado automáticamente um email e uma mensagem de texto(SMS) pelo correio eletrônico e pelo celular do profissional respectivamente com todos os dados completados pelo contatante. Paralelamente, e ao mesmo tempo o contatante receberá os dados de contato do profissional com a legenda que diz "o profissional está à espera de ser contatado por você."

Quais são as medidas de segurança?

Queremos que o profissional se sinta seguro sendo parte da RedPsi. Para conseguir isso, tomamos as seguintes medidas de segurança:

1) Os dados de contato, do profissional não estão expostos a quem entra na página, senão que deve existir previamente uma "demonstração" de desejo de começar um tratamento. Essa "demonstração" é verificada quando o paciente faz clique no botão contactar no perfil do profissional e preenche os dados solicitados. Nesse momento, um e-mail é automaticamente enviado ao contatante com os dados do profissional indicando que ele está esperando para ser contatado.

2) Se os fins para as quais a pessoa que entra em contato não são os esperados(demandar tratamento) muito provavelmente, os dados (número de telefone e/ou e-mail) que você coloque não sejam os reais, portanto você nunca será informado dos dados de contato do profissional..

3) Nem o número de registro profissional, nem CPF(Cadastro de pessoa física), nem a imagem de registro podem ser visualizados a fim de evitar a possibilidade de um roubo de identidade.

4) Os endereços (domicílios) inseridos não estão expostos.. Estes servem como fins referenciais, para localizar o PIN no mapa que é o único visível.

Que medidas de segurança recomendam?

Dadas as particularidades da demanda on-line que diferem das “ortodoxas” como as derivações de instituições ou colegas. Recomendamos:

1) Nunca agende uma consulta só por e-mail.. Tenha pelo menos uma comunicação telefônica que lhe permita ouvir mais um pouco o discurso do potencial paciente.

2) Se houver suspeita de algo, pode decidir não comparecer ou no caso de fazê-lo, sugerimos que as primeiras entrevistas as faça num lugar neutro (aluguel de consultórios) prévio ao atendimento no consultório particular.

3) Se o e-mail da pessoa não coincide com o nome e chama a sua atenção, hoje em dia você pode aproveitar as ferramentas oferecidas pela internet, por exemplo buscar nas redes sociais esse e-mail para constatar se corresponde a essa pessoa.

Finalmente, no caso de suspeita, por favor não esqueça nos avisar, para estendê-lo aos outros membros da rede. A ideia é nós, enquanto colegas que fazemos parte da rede. No entanto, “o sexto sentido pode falhar” a ideia é não estigmatizar ou rotular ao potencial paciente pelo critério de um profissional ou a outra opção é advertir aos outros membros da rede que de um dos profissionais decidiu não atendê-lo.

Que dados carregados o paciente vê?

A fim de preservar a segurança do profissional, todos os dados que carregue serão vistos no perfil, exceto:

1) Endereços/Domicílio: no momento da inscrição, são solicitados endereços que permitam a localização de um ou mais consultórios (lugares de atendimento) com um máximo de 3 (três). Quem ingresse ao perfil verá o PIN marcado no mapa o qual servirá de referência, mas nunca verá o verdadeiro endereço.

2) Dados de contato (telefone/e-mail): Não aparecem no perfil e para que o solicitante acesse neles deverá preencher um formulário que solicita: nome, e-mail, telefone e mensagem (o último opcional). O dados do profissional chegarão ao seu e-mail e telefone celular indicado no formulário com a seguinte legenda ”o profissional aguarda ser contatado por você”.

3) Número de registro profissional, a imagem do registro profissional e o CPF (Cadastro de Pessoa Física): estes dados são para uso interno, a fim de verificar as informações inseridas. Para evitar um possível roubo de identidade, não serão publicados no perfil.

Como publicar uma nota/artigo?

Para permitir que os profissionais que compõem a RedPsi divulguem seus trabalhos, os convidamos a nos enviar um artigo ou nota para blog@redpsi.com. Além disso, são compartilhados em nossas redes sociais,onde a difusão do profissional é alcançada em paralelo, aumentando a possibilidade de ser contatado.

Esta opção está reservada para os profissionais que fazem parte da rede.

Como as avaliações /comentários funcionam?

A idéia é transferir a recomendação habitual da profissão “boca a boca” para a internet. Para lográ-lo , todos os pacientes terão a possibilidade de recomendar um profissional por meio de avaliações e comentários.

Porém e a fim de estabelecer um filtro, todos os comentários e avaliações deverão ser aprovados pela equipe da RedPsi. Portanto, por exemplo um comentário negativo será verificado previamente com o profissional para comprovar sua veracidade.

Dicas para a elaboração do perfil

Extraímos certas características dos perfis dos profissionais que tiveram mais contatos para estendê-lo aos outros profissionais da rede. Por conseguinte surgem as seguintes recomendações:

1) Coloque uma imagem do perfil, sempre vai ser melhor do que não colocar nenhuma. Recomendamos que coloque uma foto do profissional com o fim de pôr rostro aos dados, os quais devem transmitir calidez e/ou profissionalismo. Outras alternativas que também podem ser usadas são: uma foto do consultório ou imagem ou ilustração que considere representativa.

2) Recomendamos que sempre coloque uma descrição (não deixe sem completar) isso fará a diferença no momento da escolha, se você não completar o contatante diante de uma dúvida na presença de vários profissionais optará por um deles.Na descrição recomendamos detalhar o percorrido profissional (experiências e/ou conhecimentos) mas não como se fosse um Curriculum vitae, senão de uma forma mais amigável, incluindo no discurso as especialidades para o potencial contatante. Exemplo: ao invés de colocar “estágio na Instituição X”, será muito mais conveniente colocar “Estágio na Instituição X com 3 anos de experiência no atendimento com Adolescentes e Adultos” neste exemplo ao verificar se o profissional tem 3 anos de experiência no atendimento dessa faixa etária será mais provável que por esse motivo essa pessoa entre em contato com o profissional.

3) Aparecer como “profissional certificado” isso dará segurança aos solicitantes para concretizar o contato. Para isso, recomendamos anexar uma foto ou digitalizar o registro profissional para aparecer como um profissional certificado na página.

4) Trabalhar por reembolso lhe permitirá atrair a demanda específica para aqueles que tenham convênios médicos com planos de reembolso.Isso permite expandir o leque de opções para o profissional,mas também oferece ao paciente outras modalidades diferentes daquelas oferecidas por sua cartilha.

5) Se possui redes sociais profissionais ou páginas da web aconselhamos incluir um link neles, as quais serão visualizados no perfil do profissional.

Tenho uma crítica/sugestão

Queremos conhecê-la, é a única maneira de visualizar as falências a fim de poder melhorar nosso serviço. Por favor envie sua crítica ou sugestão para contacto@redpsi.com.

Se procura um profissional

Como encontrar um profissional?

Encontre o profissional que procura através do nosso mecanismo de pesquisa. Aplique quantos filtros forem necessários para encontrar aquele que melhor se adapte a suas necessidades. Depois de encontrá-lo, digite seu perfil e clique no botão Contato para entrar em contato com ele/ela.

Como encontrar profissionais que realizam avaliações psicológicas (teste)?

Através de avaliações psicológicas ou mediante nosso mecanismo de pesquisa, aplicando o filtro correspondente.

Como entro em contato com um profissional?

No perfil do profissional está o botão de contato Contato, pelo qual você poderá contatá-lo diretamente.

Quais são as medidas de segurança que a Redpsi oferece?

Na RedPsi queremos que você se sinta seguro ao entrar em contato com um dos profissionais da rede.

1) Só permitimos a inscrição de Profissionais com registro profissional.

2) Todos os profissionais que fazem parte da rede foram-lhe solicitados CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o número de registro profissional a fim de comprovar a veracidade das informações.

3) Opcionalmente, os profissionais podem anexar uma foto ou digitalizar seu registro profissional como informação adicional de verificação. Aqueles profissionais que anexaram esta documentação podem ver em seu perfil que são profissionais certificados..

4) Queremos transferir a recomendação do “boca a boca” para a RedPsi. Por isso, oferece a possibilidade a todos os consultantes de dar uma avaliação do profissional e deixar comentários.

O que é um profissional certificado?

Opcionalmente, os profissionais podem anexar uma foto ou digitalizar seu registro profissional como informação adicional de verificação. Aqueles profissionais que anexaram esta documentação podem ver em seu perfil que são profissionais certificados.

Quais são os honorarios?

Não há tarifa pre-estabelecida. Cada profissional administra seus próprios honorários. Portanto recomendamos que você entre em contato com o profissional diretamente e tire todas as dúvidas que possa ter, através do botão de contato no seu perfil profissional.

Quero contar minha experiência com um profissional da rede

Cada profissional tem no seu perfil a opção de avaliar e comentar no seu perfil, e depois de fazer o comentário e avaliação, ela será aprovada por nós.

Tenho uma crítica/sugestão

Queremos conhecê-la, é a única maneira de visualizar as falências a fim de poder melhorar nosso serviço. Por favor envie sua crítica ou sugestão para contacto@redpsi.com.